O Querubim, A Espada e O Caminho: Reflexões Judaico-Messiânicas sobre Gênesis 3:24

O Querubim, A Espada e O Caminho: Reflexões Judaico-Messiânicas sobre Gênesis 3:24

Introdução

A expulsão de Adão do Jardim do Éden é um dos eventos mais simbólicos das Escrituras. O versículo de Gênesis 3:24 descreve um cenário enigmático: Adão é expulso, um querubim e uma espada flamejante são colocados à entrada do jardim para guardar o caminho da árvore da vida.

Este texto levanta inúmeras questões:
🔹 Qual o significado da espada de fogo que “se converte” (mit’hapechetמִתְהַפֶּכֶת)?
🔹 O caminho para a árvore da vida exige morte?
🔹 Quem é o querubim que guarda esse caminho?
🔹 O conceito de “caminho” tem relação com Yeshua e a fé messiânica?

Ao analisarmos esse versículo à luz do hebraico bíblico, da literatura e filosofia, veremos como esse relato antecipa a obra redentora do Messias.

O Texto Bíblico: Gênesis 3:24

📖 Texto em Hebraico

וַיְגָ֖רֶשׁ אֶת־הָֽאָדָ֑ם וַיַּשְׁכֵּן֩ מִקֶּ֨דֶם לְגַן־עֵ֜דֶן אֶת־הַכְּרֻבִ֗ים וְאֵ֨ת לַ֤הַט הַחֶ֙רֶב֙ הַמִּתְהַפֶּ֔כֶת לִשְׁמֹ֕ר אֶת־דֶּ֖רֶךְ עֵ֥ץ הַֽחַיִּֽים׃

📜 Tradução

“E expulsou o homem, e ao oriente do Jardim do Éden colocou os querubins e a espada flamejante que se revolvia para guardar o caminho da árvore da vida.”

A Espada Flamejante: Um Obstáculo Mortal ou Um Chamado à Transformação?

A palavra hebraica lahat (לַהַט) significa “chama”, mas também pode sugerir brilho intenso ou fogo consumidor. A espada que se revolvia (mit’hapechetמִתְהַפֶּכֶת) indica um movimento contínuo de mudança. Essa imagem pode sugerir um julgamento que transforma, um fogo que purifica.

🔹 Em termos filosóficos, esse conceito ressoa com a metanoia (μετάνοια) da tradição grega – uma mudança de mentalidade e conversão interior.
🔹 No judaísmo rabínico, o fogo divino é símbolo de santificação. Chazal ensinam que o fogo da Torá pode tanto consumir como purificar, dependendo da relação do indivíduo com o Eterno.

O obstáculo para chegar à árvore da vida não é apenas físico, mas espiritual. O caminho é mortal para aqueles que ainda não foram transformados. O próprio Mashiach passaria por esse caminho ao morrer e ressuscitar.

📖 “Se o grão de trigo não cair na terra e morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto.” (João 12:24)

O Querubim e o Mensageiro do Caminho

A presença de um querubim (keruvכְּרוּב) no portal do Éden não é meramente decorativa. Os querubins aparecem em diversas passagens bíblicas como guardiões da presença divina, especialmente no Santo dos Santos do Templo.

Em Êxodo 25:22, Deus diz que falará a Moisés “do meio dos querubins”. Isso nos leva a uma questão importante: seria esse querubim um malach (מַלְאָךְ) – um mensageiro do Eterno?

O termo malach pode significar tanto “anjo” quanto “enviado”. Algumas tradições judaicas identificam esse enviado com o Malach YHWH – o Anjo do Senhor que, em muitas passagens, age como a própria manifestação divina.

Yeshua se identificou como aquele que veio abrir o “caminho” para a vida eterna:

📖 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

Seria possível que a figura no Éden apontasse para a necessidade de passar pelo Mashiach para retornar à vida eterna?

O “Caminho” da Árvore da Vida

O termo hebraico derech (דֶּרֶךְ) significa “caminho”, mas também pode denotar conduta, modo de vida. Esse conceito aparece no judaísmo como derech ha-Tzadikim (caminho dos justos) e derech ha-Reshaim (caminho dos ímpios).

Na Septuaginta (LXX), a palavra usada para “caminho” é ὁδός (hodos), que também é o termo grego para “caminho” no Novo Testamento. Isso é significativo porque os seguidores de Yeshua eram chamados “os do Caminho” (hoi tēs hodou – οἱ τῆς ὁδοῦ).

🔹 A tradição judaica associa a árvore da vida à Torá:
📖 “A Torá é árvore da vida para os que a ela se apegam, e felizes são os que a sustentam.” (Provérbios 3:18)

🔹 Yeshua se apresentou como aquele que cumpre a Torá e traz vida eterna.

Ele é o Caminho, aquele que nos conduz de volta à presença de Deus.

A Relação com a Filosofia e a Linguística

O conceito de caminho, transformação e acesso à vida eterna pode ser interpretado sob diferentes óticas filosóficas e linguísticas:

🔹 Platão ensinava sobre o “mundo das ideias” e a necessidade de ascender ao conhecimento verdadeiro. Isso se relaciona com a ideia de um caminho espiritual para a verdade.
🔹 Aristóteles via a areté (virtude) como algo a ser cultivado, refletindo o conceito judaico de refinamento da alma (tikkun hanefesh).
🔹 Saussure e Chomsky destacam a importância dos signos e significados na linguagem. No hebraico bíblico, palavras como caminho, vida e conversão carregam significados profundos que transcendem a mera comunicação literal.

Conclusão

O relato de Gênesis 3:24 não é apenas sobre a expulsão do homem, mas sobre o processo de retorno à comunhão com o Eterno.

🔹 O caminho é guardado por um querubim e pela espada flamejante, que representam o julgamento e a santificação.
🔹 O querubim pode apontar para o próprio Mashiach, aquele que se colocou na porta do Éden para permitir o retorno da humanidade à vida eterna.
🔹 A árvore da vida pode simbolizar tanto a Torá quanto a obra redentora de Yeshua, que abriu um novo e vivo caminho para Deus.

📖 “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Yeshua, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou…” (Hebreus 10:19-20)

Assim, o convite do Messias continua ecoando: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso.” (Mateus 11:28)

Que possamos trilhar esse caminho e nos achegar novamente à árvore da vida.

Shalom! ✡️

Referências

  • Bíblia Hebraica Stuttgartensia – Texto Massorético.
  • The Great Mystery: Or, How Can Three Be One (Rabbi Tzvi Nassi).
  • Talmud Bavli, comentários sobre Gênesis 3:24.
  • Platão, A República.
  • Aristóteles, Ética a Nicômaco.
  • João 14:6, Hebreus 10:19-20 – Paralelos messiânicos.
  • Provérbios 3:18 – A Torá como árvore da vida.

Sobre o autor | Website

Israel Silva é apaixonado por hebraico, Torá e Judaísmo. É também autor de diversas mensagens e estudos bíblicos, professor graduado em Letras, leciona hebraico bíblico para estudantes, pastores e teólogos. Cursou o contexto judaico do Novo Testamento, Geografia da terra de Israel. É especialista em estudos da Bíblia Hebraica pelo Israel Instituto de Estudos Bíblicos.

Receba atualizações Grátis diretamente no seu email!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!