Por que Eva Comeu o Fruto Proibido? Um Estudo Judaico-Messiânico da Queda

Introdução
Adão e Eva estavam felizes e completos. Eles se conheciam profundamente e viviam em harmonia no Gan Éden—o Jardim de Delícias—um lugar de paz e segurança, cercado pela presença do Eterno.
No entanto, ao contrário do que poderiam pensar, eles não estavam sozinhos. Havia outra criatura observando o primeiro casal humano com inveja e fúria.
Embora muitos tenham a imagem da serpente como um réptil rastejante, no Bereshit (Gênesis), antes da queda, ela era uma criatura ereta, capaz de falar e se comunicar de forma complexa. Alguns comentaristas da Torá sugerem que a nachash (serpente) poderia ter uma forma humanoide, mas essa ideia permanece uma especulação.
O que sabemos com certeza é que a nachash se aproxima de Chava (חַוָּה, lê-se “Ravá”, Eva em hebraico) com uma linguagem persuasiva e sedutora.
🐍 O Ataque ao Princípio do Limite
A nachash desafia o conceito de limitação estabelecido pelo Eterno:
וְהַנָּחָשׁ֙ הָיָ֣ה עָר֔וּם מִכֹּל֙ חַיַּ֣ת הַשָּׂדֶ֔ה אֲשֶׁ֥ר עָשָׂ֖ה יְהוָ֣ה אֱלֹהִ֑ים וַיֹּ֙אמֶר֙ אֶל־הָ֣אִשָּׁ֔ה אַ֚ף כִּֽי־אָמַ֣ר אֱלֹהִ֔ים לֹ֣א תֹֽאכְל֔וּ מִכֹּ֖ל עֵ֥ץ הַגָּֽן׃
“Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?”
(Gênesis 3:1)
A nachash tenta infiltrar sua mentalidade em Eva. Para essa criatura, limites são algo pernicioso. Seu desejo incontrolável a leva a rejeitar qualquer restrição, e ela quer que os humanos compartilhem dessa visão.
No entanto, Deus permitiu que o homem e a mulher comessem de todas as árvores do jardim, exceto de uma, cuja ingestão traria morte ao mundo.
Mas esse único limite é justamente o que a serpente abomina! Para ela, se o homem não pode ter tudo, então não tem nada. Essa frustração a leva a se insurgir contra a criação divina.
🍎 A Queda e Suas Consequências
Quando a nachash consegue atrair a atenção de Chava, ela inicia um diálogo persuasivo:
כִּ֚י יֹדֵ֣עַ אֱלֹהִ֔ים כִּ֗י בְּיוֹם֙ אֲכָלְכֶ֣ם מִמֶּ֔נּוּ וְנִפְקְח֖וּ עֵֽינֵיכֶ֑ם וִהְיִיתֶם֙ כֵּֽאלֹהִ֔ים יֹדְעֵ֖י ט֥וֹב וָרָֽע׃
“Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.”
(Gênesis 3:5)
A chave para entender esse pasuk está na expressão וִהְיִיתֶם֙ כֵּֽאלֹהִ֔ים (vihyitem kelohim)—”e sereis como Deus”.
A serpente manipula a psicologia de Eva com palavras que parecem fazer sentido.
Mas o que significava “ser como Deus” na visão de Eva?
Havia algo que faltava ao casal no Jardim? Eva desejava poder? Queria ser poderosa?
A resposta é sim e não.
Para Eva, “ser como Deus” significava fazer o que Deus fazia. Até aquele momento, o que ela sabia sobre a capacidade divina?
O Eterno havia criado plantas, animais e o próprio ser humano. Em outras palavras, Ele havia criado vida!
E o que faltava a Eva? O cumprimento da promessa feita em Bereshit (Gênesis) 1:28:
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.”
Eva ansiava por gerar vida, mas isso ainda não havia ocorrido. Assim, a sugestão da serpente tocava profundamente em sua necessidade emocional.
A nachash, sendo “a mais astuta de todos os animais”, usa esse desejo contra Eva, conduzindo-a à queda.
🤰 A Consequência para a Mulher
A punição de Chava está diretamente relacionada ao seu desejo:
אֶֽל־הָאִשָּׁ֣ה אָמַ֗ר הַרְבָּ֤ה אַרְבֶּה֙ עִצְּבוֹנֵ֣ךְ וְהֵֽרֹנֵ֔ךְ בְּעֶ֖צֶב תֵּֽלְדִ֣י בָנִ֑ים
“E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos.”
(Gênesis 3:16)
A palavra בְּעֶ֖צֶב (be’etsev), derivada da raiz עצב (atsav), significa “dor”, mas também “formar, criar”.
Eva obteve o que desejava: a capacidade de gerar vida. Mas não sem dor.
Isso nos lembra que a criação trouxe dor ao próprio Deus. A humanidade se desviou, trazendo sofrimento ao Criador, que, em Sua justiça, precisou permitir destruições e exílios.
O próprio Mashiach, Yeshua, expressou essa dor ao ver a cegueira espiritual de Israel:
“E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence!” (Lucas 19:41-42)
🚜 A Punição para o Homem
O primeiro Adão (Adam haRishon) foi avisado de que, no dia em que comesse da árvore, morreria.
Mas o hebraico de Bereshit 2:17 revela algo interessante:
מ֥וֹת תָּמֽוּת (mot tamut)—”certamente morrerás”—é uma construção intensiva (em hebraico Infinitivo Tautológico), indicando um processo de morte.
A expulsão do homem do Gan Éden simboliza essa morte espiritual.
Ele foi enviado para lavrar a terra, trabalho que antes era fonte de prazer, mas agora se tornaria árduo e doloroso.
“E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada (…) para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:24)
Para alcançar a Vida Eterna, agora era preciso passar pela espada, que simboliza a Torá do Eterno—o próprio Yeshua haMashiach.
🐉 O Castigo Eterno da Serpente
A nachash perdeu sua forma original e foi reduzida a um ser rastejante.
Quando o Eterno restaurar todas as coisas, o sofrimento acabará, mas a serpente nunca será redimida:
“O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente.” (Isaías 65:25)
Que possamos buscar a Torá do Eterno, nos alimentar da Árvore da Vida e seguir os passos do nosso Mashiach, que nos concede a Vida Eterna! ✡️
📜 Referências:
- Bíblia Hebraica Stuttgartensia
- Talmud, Midrash Rabá
- Rambam, Mishneh Torá
- “O Grande Mistério: Como Três Podem Ser Um”
- Saussure, Curso de Linguística Geral
- Aristóteles, Poética
Shalom, Professor Israel.
Muito interessante que a espada simboliza a Torá do Eterno.
Ou seja, Yeshua HaMashiach.
Posso interpretar como em uma de suas aulas ministradas, והיייתם כאלהים “…como seres celestiais”, fazendo um paralelismo com início do versículo?
Outro ponto: a raiz עצב pode ter alguma relação com צמצום ?
Estive pensando aqui:
VIDA – RECOLHER-SE – DOR