🛤️ O Erro do Sacerdote e do Levita na Parábola do Bom Samaritano
“E disse-lhe: Que está escrito na lei? Como lĂŞs?”
— Lucas 10:26
🌿 Contexto Histórico: Sacerdotes e Levitas em Jericó
Segundo Shemuel Safrai, em seu livro The Jewish People in the First Century, muitos sacerdotes e levitas residiam em JericĂł.
Na parábola do bom samaritano, Yeshua menciona que um sacerdote e um levita estavam viajando de Jerusalém para Jericó — e isso fazia todo o sentido para o público daquela época.
📅 O episódio teria ocorrido por volta das semanas 38–42 do ministério de Yeshua, aproximadamente no mês de dezembro, de acordo com The Chronological Gospels de Michael Rood.
O inverno em Jerusalém é frio, e Jericó, situada em região semi-desértica, era procurada por seu clima ameno.
🏛️ Jericó também era importante comercialmente:
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Havia alfândegas para coleta de impostos (onde publicanos como Zaqueu atuavam).
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Palácios de inverno foram construĂdos ali pelos reis de Israel.
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O trajeto entre Jerusalém e Jericó era perigoso, cheio de curvas e morros — ideal para emboscadas de salteadores.
📜 A Parábola do Bom Samaritano
“Descia um homem de JerusalĂ©m para JericĂł e caiu nas mĂŁos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho um certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
De igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, moveu-se de Ăntima compaixĂŁo.”
— Lucas 10:30–33
Yeshua usou de maneira precisa os estereĂłtipos sociais de seu tempo para impactar o doutor da lei: sacerdote, levita e samaritano.
E mais: apontou para um erro fundamental na maneira como a Lei era interpretada.
đź“– O Pretexto da Pureza Ritual
A Lei determinava que sacerdotes evitassem a contaminação com mortos:
“Fala aos sacerdotes, filhos de ArĂŁo, e dize-lhes: O sacerdote nĂŁo se contaminará por causa de um morto entre o seu povo.”
— LevĂtico 21:1
Se o sacerdote tocasse um cadáver, ficaria sete dias impuro (cf. Números 19:11-12) e precisaria passar por um rigoroso processo de purificação.
No entanto, o sacerdote e o levita da parábola não estavam subindo para Jerusalém para servir no Templo — eles desciam para Jericó, após seus turnos de serviço!
Portanto, nĂŁo havia motivo legĂtimo para ignorar o homem ferido.
Além disso, a própria Torá previa rituais de purificação, mostrando que a impureza era algo tratável — e nunca deveria sobrepor-se à compaixão.
❤️ O Amor Está Acima dos Rituais
A prioridade da vida humana e da misericĂłrdia Ă© clara em toda a Escritura:
“Ide, porĂ©m, e aprendei o que significa: MisericĂłrdia quero, e nĂŁo sacrifĂcio…”
— Mateus 9:13
Se um sacerdote ou levita priorizasse sua “pureza ritual” acima do socorro a um ser humano em necessidade, trairia o espĂrito da Lei — pois o amor Ă© o maior de todos os mandamentos.
“Amarás o teu prĂłximo como a ti mesmo.”
— LevĂtico 19:18
Mesmo o Templo e seus sacrifĂcios nunca foram fim em si mesmos, mas meios para cultivar amor a Deus e ao prĂłximo.
✨ A Moral Profunda da Parábola
A grande reviravolta da parábola é que o samaritano — desprezado socialmente — cumpre a Torá mais plenamente do que o sacerdote e o levita.
Enquanto especialistas da Lei buscavam se justificar por meio de rituais, o samaritano agiu com compaixĂŁo, obedecendo ao espĂrito da Escritura.
A resposta de Yeshua Ă© direta:
“Vai, e faze da mesma maneira.”
— Lucas 10:37
📚 Fontes Utilizadas
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The Jewish People in the First Century, Shemuel Safrai
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The Chronological Gospels, Michael Rood
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The Parables, Brad H. Young
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Aramaica Peshitta, Sociedade BĂblica em Israel
🌟 Que o Eterno nos dê olhos para ver, ouvidos para ouvir e corações para amar como o Bom Samaritano — com ação e compaixão verdadeira! 🌟
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