🛤️ O Erro do Sacerdote e do Levita na Parábola do Bom Samaritano

“E disse-lhe: Que está escrito na lei? Como lĂŞs?”
— Lucas 10:26

🌿 Contexto Histórico: Sacerdotes e Levitas em Jericó

Segundo Shemuel Safrai, em seu livro The Jewish People in the First Century, muitos sacerdotes e levitas residiam em JericĂł.
Na parábola do bom samaritano, Yeshua menciona que um sacerdote e um levita estavam viajando de Jerusalém para Jericó — e isso fazia todo o sentido para o público daquela época.

📅 O episódio teria ocorrido por volta das semanas 38–42 do ministério de Yeshua, aproximadamente no mês de dezembro, de acordo com The Chronological Gospels de Michael Rood.
O inverno em Jerusalém é frio, e Jericó, situada em região semi-desértica, era procurada por seu clima ameno.

🏛️ Jericó também era importante comercialmente:

  • Havia alfândegas para coleta de impostos (onde publicanos como Zaqueu atuavam).

  • Palácios de inverno foram construĂ­dos ali pelos reis de Israel.

  • O trajeto entre JerusalĂ©m e JericĂł era perigoso, cheio de curvas e morros — ideal para emboscadas de salteadores.

📜 A Parábola do Bom Samaritano

“Descia um homem de JerusalĂ©m para JericĂł e caiu nas mĂŁos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho um certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
De igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, moveu-se de Ă­ntima compaixĂŁo.”

— Lucas 10:30–33

Yeshua usou de maneira precisa os estereĂłtipos sociais de seu tempo para impactar o doutor da lei: sacerdote, levita e samaritano.
E mais: apontou para um erro fundamental na maneira como a Lei era interpretada.

đź“– O Pretexto da Pureza Ritual

A Lei determinava que sacerdotes evitassem a contaminação com mortos:

“Fala aos sacerdotes, filhos de ArĂŁo, e dize-lhes: O sacerdote nĂŁo se contaminará por causa de um morto entre o seu povo.”
— Levítico 21:1

Se o sacerdote tocasse um cadáver, ficaria sete dias impuro (cf. Números 19:11-12) e precisaria passar por um rigoroso processo de purificação.

No entanto, o sacerdote e o levita da parábola não estavam subindo para Jerusalém para servir no Templo — eles desciam para Jericó, após seus turnos de serviço!
Portanto, nĂŁo havia motivo legĂ­timo para ignorar o homem ferido.

Além disso, a própria Torá previa rituais de purificação, mostrando que a impureza era algo tratável — e nunca deveria sobrepor-se à compaixão.

❤️ O Amor Está Acima dos Rituais

A prioridade da vida humana e da misericĂłrdia Ă© clara em toda a Escritura:

“Ide, porĂ©m, e aprendei o que significa: MisericĂłrdia quero, e nĂŁo sacrifĂ­cio…”
— Mateus 9:13

Se um sacerdote ou levita priorizasse sua “pureza ritual” acima do socorro a um ser humano em necessidade, trairia o espĂ­rito da Lei — pois o amor Ă© o maior de todos os mandamentos.

“Amarás o teu prĂłximo como a ti mesmo.”
— Levítico 19:18

Mesmo o Templo e seus sacrifĂ­cios nunca foram fim em si mesmos, mas meios para cultivar amor a Deus e ao prĂłximo.

✨ A Moral Profunda da Parábola

A grande reviravolta da parábola é que o samaritano — desprezado socialmente — cumpre a Torá mais plenamente do que o sacerdote e o levita.

Enquanto especialistas da Lei buscavam se justificar por meio de rituais, o samaritano agiu com compaixĂŁo, obedecendo ao espĂ­rito da Escritura.

A resposta de Yeshua Ă© direta:

“Vai, e faze da mesma maneira.”
— Lucas 10:37

📚 Fontes Utilizadas

  • The Jewish People in the First Century, Shemuel Safrai

  • The Chronological Gospels, Michael Rood

  • The Parables, Brad H. Young

  • Aramaica Peshitta, Sociedade BĂ­blica em Israel

🌟 Que o Eterno nos dê olhos para ver, ouvidos para ouvir e corações para amar como o Bom Samaritano — com ação e compaixão verdadeira! 🌟

Sobre o autor | Website

Israel Silva é apaixonado por hebraico, Torá e Judaísmo. É também autor de diversas mensagens e estudos bíblicos, professor graduado em Letras, leciona hebraico bíblico para estudantes, pastores e teólogos. Cursou o contexto judaico do Novo Testamento, Geografia da terra de Israel. É especialista em estudos da Bíblia Hebraica pelo Israel Instituto de Estudos Bíblicos.

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