Graça… e paz de Deus… e do Senhor Jesus Cristo – Romanos 1:7 – Uma só Fonte, Dois Títulos
Ao abrirmos a carta de Paulo aos romanos, logo nos primeiros versos somos saudados com palavras que, à primeira vista, parecem dividir:
Texto grego (Rm 1:7b):
χάρις ὑμῖν καὶ εἰρήνη ἀπὸ Θεοῦ Πατρὸς ἡμῶν καὶ Κυρίου Ἰησοῦ Χριστοῦ.
Tradução direta:
Graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Mas será que Paulo está, de fato, separando Deus em dois? Ou será que, como judeu messiânico, ele está ecoando um padrão antigo — já conhecido desde Bereshit (Gênesis) — sobre como o Eterno Se revela?
Se voltarmos aos primeiros versos da Torá, vemos que Elohim criou os céus e a terra:
Texto hebraico (Gn 1:1):
בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
Transliteração: Bereshit bara Elohim et hashamayim ve’et ha’aretz
Tradução direta: No princípio, criou Deus os céus e a terra.
Aqui, Elohim é o nome de Deus na criação, o Deus que age no espaço-tempo, moldando o mundo.
Mais adiante, aparece uma expressão reveladora:
Texto hebraico (Gn 2:4):
בְּיוֹם עֲשׂוֹת יְהוָה אֱלֹהִים אֶרֶץ וְשָׁמָיִם
Transliteração: beyom asot Adonai Elohim erets veshamayim
Tradução direta: No dia em que Adonai Elohim fez a terra e os céus.
Aqui temos o duplo nome:
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Adonai (substituto vocal para o Tetragrama), o Ein Sof, Deus transcendente;
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Elohim, o Deus que cria e age no mundo visível.
O que Moisés está nos ensinando? Que o Deus transcendente é o mesmo que atua na criação. O Nome impronunciável se torna conhecido através de Suas ações. É o mesmo princípio do Shemá:
Texto hebraico (Dt 6:4):
שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד
Transliteração: Shema Yisrael, Adonai Eloheinu, Adonai Echad
Tradução direta: Ouve, ó Israel, Adonai é nosso Deus, Adonai é Um.
Três vezes o Nome aparece, mas a afirmação é de unidade: Echad. Três menções, um só ser.
Quando Paulo diz:
χάρις ὑμῖν καὶ εἰρήνη ἀπὸ Θεοῦ Πατρὸς ἡμῶν καὶ Κυρίου Ἰησοῦ Χριστοῦ,
ele está dizendo:
A graça e a paz vêm da parte de Deus-Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Mas veja: a preposição ἀπὸ (apó, “da parte de”) aparece uma única vez, e governa as duas expressões. Paulo não está indicando duas fontes separadas, mas uma só fonte divina, revelada sob dois títulos.
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Theos ho Patēr hēmōn – Deus, nosso Pai → O Eterno, o Criador, como em Bereshit.
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Kyrios Iēsous Christos – Senhor Jesus Cristo → O mesmo Deus, agora manifestado no tempo, como Redentor e Messias.
Assim como Adonai-Elohim une o Inefável e o Criador em Gênesis, Deus Pai e Senhor Jesus expressam duas funções do mesmo Ser divino — uma eterna, outra revelada.
Yeshua, como manifestação visível do Deus invisível, pode ser chamado tanto de Senhor quanto de Filho, sem que isso implique a existência de uma segunda “pessoa” separada do Pai. A distinção é de função e manifestação, não de essência ou ontologia.
Yochanan (João) afirma:
Καὶ ὁ Λόγος σὰρξ ἐγένετο καὶ ἐσκήνωσεν ἐν ἡμῖν
(Kai ho Logos sarx egeneto kai eskenosen en hemin)
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1:14)
É o mesmo Deus, agora em carne, agindo na história.
E Paulo completa:
“Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2:9)
Quer dizer: Paulo não está quebrando o Shemá. Ele está explicando o Shemá em linguagem messiânica. Está dizendo que o mesmo Deus de Israel, que era invisível, agora se fez visível em Yeshua.
Por isso, ao lermos Romanos 1:7, não vemos duas pessoas, mas um só Deus, eterno e revelado. O Deus de Bereshit, o Deus do Shemá, o Deus de Paulo — echad.
Quero aqui mais uma vez te parabenizar pelo excelente estudo. Muitos usam a benção apostólica de Paulo para defender a doutrina da trindade. “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. ” 2 Coríntios 13:14. Esse pensamento da trindade sendo três pessoas distintas então enraizados nas mentes de muitos e só o Eterno para muda-los dessa doutrina. Tenho uma pergunta: Quem pode dar a benção apostólica nas igrejas? Alguns dizem que só a cima de presbítero. Sendo que a palavra apostólica vem de apostolo! Entende-se que só quem é apostolo pode dar essa benção. Shalom!
Shalom! Não há mandamento que proíba.