Eva, a Igreja e a Nova Criação: Um Estudo Linguístico e Teológico

Eva, a Igreja e a Nova Criação: Um Estudo Linguístico e Teológico

A narrativa da criação da mulher em Gênesis 2:21-22 sempre despertou reflexões sobre seu significado simbólico e teológico. Mas e se essa história for mais profunda do que apenas a criação da primeira mulher?

Quando olhamos para o hebraico bíblico, a estrutura literária do texto e suas conexões com outras passagens das Escrituras, percebemos algo surpreendente: a criação de Eva a partir do lado de Adão prefigura a criação da Igreja a partir do lado de Cristo.

Neste estudo, vamos explorar as semelhanças linguísticas e temáticas entre essas duas narrativas e como o uso das palavras em hebraico e grego nos ajuda a entender essa conexão.

1. O Sono Profundo de Adão e a Anestesia Divina

A primeira passagem fundamental para nosso estudo está em Gênesis 2:21:

📜 Texto em Hebraico

וַיַּפֵּל֩ יְהֹוָ֨ה אֱלֹהִ֧ים ׀ תַּרְדֵּמָ֛ה עַל־הָאָדָ֖ם וַיִּישָׁ֑ן וַיִּקַּ֗ח אַחַת֙ מִצַּלְעֹתָ֔יו וַיִּסְגֹּ֥ר בָּשָׂ֖ר תַּחְתֶּֽנָּה׃

📖 Tradução em Português

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar. (Gênesis 2:21)

A palavra hebraica תַּרְדֵּמָ֛ה (tardemáh), traduzida como “sono profundo”, aparece em poucos lugares na Bíblia. Seu uso sugere um estado de entorpecimento profundo, próximo da morte, um tipo de “anestesia divina”.

💡 Paralelo com Jesus:

Essa mesma ideia aparece na crucificação de Cristo. Assim como Adão “dorme” para que Eva seja criada, Jesus “dorme” na morte para que a Igreja seja formada:

📖 “Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo, um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (João 19:33-34)

Aqui temos a primeira conexão: do lado de Adão vem Eva; do lado de Cristo vem a Igreja.

📚 Psicanálise e Simbolismo: A morte e o renascimento são símbolos universais em várias culturas. Freud e Jung destacam que grandes transições na humanidade são narradas através de símbolos como o sono, a morte e o renascimento.

2. Costela ou Estrutura? O Significado de “Tsela”

O texto de Gênesis diz que Deus tomou uma das costelas de Adão. Mas será que essa tradução está correta?

📜 Palavra em Hebraico

צֵּלָע (tsela)

A palavra tsela aparece diversas vezes na Bíblia, mas em outros contextos ela não significa costela, e sim lado, estrutura ou coluna.

📖 “E edificou mais vinte côvados de tábuas (בְּצַלְע֣וֹת betsalôt) de cedro nos lados da casa.” (1 Reis 6:16)

Essa passagem fala da estrutura lateral do Templo de Salomão, mostrando que tsela pode significar um componente essencial de um edifício sagrado.

💡 O que isso nos ensina?

  1. Eva não foi apenas feita de uma “costela”, mas de um lado estrutural de Adão.
  2. A Igreja, simbolizada no Novo Testamento como um templo espiritual, também surge do lado de Cristo.

📖 “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei (banah) a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18)

📚 Estruturalismo: O uso do mesmo conceito de estrutura e construção na criação da mulher e na edificação da Igreja mostra que a linguagem bíblica segue padrões estruturais profundos, como estudado por Lévi-Strauss.

3. O Lado da Arca da Aliança e o Lado de Cristo

Outra conexão fascinante entre essas narrativas está na Arca da Aliança.

📜 Palavra em Hebraico

צֵּלָע (tsela) – lado da Arca

Em Êxodo, vemos que a Arca da Aliança também tinha um lado (tsela) específico:

📖 “Farás argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas de um lado (tsela) e duas argolas do outro lado.” (Êxodo 25:12)

Isso é significativo porque a Arca representava a presença de Deus entre o povo, e dela fluía expiação e misericórdia.

💡 Conexão com Jesus:

A morte de Cristo na cruz é o evento definitivo da expiação. Do seu lado flui sangue e água, que simbolizam o batismo e a purificação espiritual, essenciais para a formação da Igreja.

🔎 Resumo das Conexões

1️⃣ Sono profundo

  • Antigo Testamento (Eva): Adão adormece para que Eva seja criada.
  • Novo Testamento (Igreja): Cristo “adormece” na morte para formar a Igreja.

2️⃣ O lado aberto

  • Antigo Testamento (Eva): Deus abre o lado de Adão.
  • Novo Testamento (Igreja): O lado de Cristo é perfurado na cruz.

3️⃣ O termo “tsela” (צֵּלָע)

  • Antigo Testamento (Eva): “Tsela” significa lado ou estrutura do corpo de Adão.
  • Novo Testamento (Igreja): O mesmo termo é usado para a estrutura do Templo e da Igreja.

4️⃣ Construção e edificação

  • Antigo Testamento (Eva): Deus “constrói” Eva com o verbo banah (edificar).
  • Novo Testamento (Igreja): Cristo edifica a Igreja.

5️⃣ Expiação e purificação

  • Antigo Testamento (Eva): O casal antes do pecado simboliza a pureza original da criação.
  • Novo Testamento (Igreja): O sangue e a água que fluem do lado de Cristo purificam a Igreja.

📚 Teoria da Recepção: Compreender o hebraico nos permite ver a riqueza do texto bíblico que, muitas vezes, é perdida nas traduções. Como Hans-Georg Gadamer argumenta, a interpretação deve levar em conta as camadas culturais e históricas do texto.

Conclusão: A Igreja Como a Nova Eva

  • 🔹 A criação de Eva a partir de Adão não é apenas uma história da origem da mulher, mas um modelo para a criação da Igreja.
  • 🔹 O termo hebraico צֵּלָע (tsela) aponta para um lado estrutural, não apenas uma costela, conectando-se ao Templo e à Arca da Aliança.
  • 🔹 Assim como Eva foi “edificada” (banah) a partir de Adão, a Igreja é edificada a partir de Cristo.
  • 🔹 O sangue e a água que fluem do lado de Cristo representam o batismo e a redenção, dando origem à nova humanidade redimida.

Essa leitura amplia nossa compreensão das Escrituras e nos mostra que a Bíblia é um texto profundamente interconectado, onde cada detalhe carrega significados teológicos, linguísticos e simbólicos.

📖 “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

📚 Quer aprender mais sobre o hebraico e o grego bíblico? Venha estudar conosco!

Referências

  • Alter, R. (2011). The Art of Biblical Narrative. Basic Books.
  • Derrida, J. (1967). De la grammatologie. Éditions de Minuit.
  • Lévi-Strauss, C. (1958). Anthropologie structurale. Plon.
  • Saussure, F. de (1916). Cours de linguistique générale. Payot.
  • Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS).
  • Septuaginta, edição de Rahlfs.

Sobre o autor | Website

Israel Silva é apaixonado por hebraico, Torá e Judaísmo. É também autor de diversas mensagens e estudos bíblicos, professor graduado em Letras, leciona hebraico bíblico para estudantes, pastores e teólogos. Cursou o contexto judaico do Novo Testamento, Geografia da terra de Israel. É especialista em estudos da Bíblia Hebraica pelo Israel Instituto de Estudos Bíblicos.

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